O que é a cirurgia bariátrica?

Sabe-se que a obesidade é uma doença inflamatória que aumenta risco de desenvolvimento de outras doenças tais como; hipertensão, diabete, dislipidemia, vários tipos de câncer, apneia do sono entre outras.

Sendo assim essa cirurgia melhora de forma significativa a vida do paciente do ponto de vista metabólico e também de sua qualidade de vida uma vez que, a maioria dos pacientes apresenta perda de 50 a 70% do excesso de peso após 2 anos de operação.

A cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas que têm índice de massa corporal (IMC) > 40 ou > 35 com doenças associadas como diabete, hipertensão, estetatose hepática, apneia do sono, dislipidemia.

Peso / altura²
Classificação de acordo com IMC

Antes da cirurgia é necessário consultar com o nutricionista para começar processo de reeducação alimentar uma vez que, após mudar os hábitos as chances de sucesso com a cirurgia são muito maiores. Além disso é o nutricionista quem fará toda a prescrição de dieta pré e pós operatória bem como de suplementos para essa nova etapa de sua vida.

Depende de cada caso, sempre alinho isso com o cirurgião uma vez que, muitos pacientes apresentam esteatose hepática acentuada e , perder peso antes da cirurgia reduz riscos .

É um caldo ralo e claro de legumes e carnes magras. Está liberado água de coco, sucos coados, água e chás claros.

Indicada para primeira semana de pós operatório, tem a função de promover repouso gástrico e hidratação.

Antes de liberar os alimentos sólidos, existe a dieta pastosa que tem a consistência de um purê de legumes. A carne moída 2 x já pode ser consumida separadamente e o volume já está perto de 200ml ou 200 gr

Quarta fase da dieta que vai proporcionar o paciente a reintrodução gradual de alimentos sólidos.

1 – O que posso colocar na sopa?

Legumes, verduras, carnes magras e temperos naturais.

2 – O que usar de temperos na dieta após a cirurgia.

3 – Posso recuperar peso após a cirurgia?


4 – Depois de quanto tempo após a cirurgia posso ingerir bebida alcoólica?

6 meses e com moderação, buscando sempre estar hidratado e alimentado.

7 – Posso tomar café após a cirurgia?

Café sem cafeína é possível após a 3 fase da dieta. A liberação de cafeína acontece na maioria dos casos após pelo menos 3 meses de cirurgia.

8 – Vou ter que tomar suplementos até quando?

A prescrição de suplementos deve ser individualizada e sempre considerar os exames e também as queixas do paciente nas consultas de acompanhamento com o nutricionista e médico. A prescrição depende do tipo de cirurgia e da carência do paciente.


9 – As vitaminas engordam?

Não. As vitaminas não entram na conta de calorias portanto não engordam e são fundamentais para manutenção de saúde.

10 – Após a cirurgia como deve ser o acompanhamento com o Nutricionista?

Eu acompanho meu paciente após a cirurgia a cada 15 dias até completar 45 dias de procedimento para evolução de dieta.

Após 2 meses de cirurgia é necessário voltar no nutricionista a cada 3 meses até completar 1ano e após esse período as consultas podem ser semestralmente.

11 – O que é a Síndrome de Dumping (SD)?

Após ingestão de alimentos com alta densidade calórica que esvazia rapidamente o estômago e segue para intestino causando muito sinais e sintomas de desconforto como: desejo de deitar-se ou sentar-se, perda de consciência, falta de ar, fraqueza, exaustão, sonolência, apatia, adormecimento, palpitação, inquietação e tontura. Os sintomas podem aparecer juntos ou mais isolados, depende de cada paciente.

A SD é por vezes confundida com hipoglicemia reativa que tem como principais sintomas : tremores, ansiedade, irritabilidade, fadiga, cansaço, tontura, taquicardia, sudorese, fome, visão embaçada, e dor de cabeça.

Caso a glicemia esteja abaixo de 50 mg/dl deve ser corrigida com 30 gr de carboidratos e se a glicemia estiver acima de 70 mg/dl pode corrigir com 15 gr de carboidratos. Podem ser corrigidos com 150 a 300 ml de suco de laranja ou de uva naturais.

12 – Como evitar a SD

Manter o fracionamento da refeição.

Não usar açúcares simples, alguns exemplos: açúcar mascavo, cristal, confeiteiro, refinado, invertido, orgânico, açúcar industrializado ou pratos preparados com ele: geléias, gelatinas, balas, pudins, compotas, doces de frutas ou frutas em conserva, biscoitos recheados, bolos, quitandas, sucos com açúcar, etc. evite principalmente doces gordurosos , como chocolates, bombons, mousses, sorvetes, tortas e chantilly

Mel, melado, rapadura, garapa ( caldo de cana)

Refrigerantes com açúcar , Cerveja, vinho doce, licores, cidra, bebidas alcoólicas em geral.

PODE NÃO ESTAR ESCRITO QUE TEM AÇÚCAR MAS SE NA LISTA DE INGREDIENTES ESTIVER ESCRITO UM OU MAIS DESSES INGREDIENTES: Xarope de milho, xarope de frutose, xarope de agave, xarope de guaraná, sacarose, lactose, maltodextrina, polidextrose, galapolidextrose, maltose, galactose, dextrose, suco de fruta concentrado, mel, extrato de malte, manitol, xylitol, açúcar invertido, amido, sorbitol… O produto TEM AÇÚCAR.

Não beber líquidos 30 minutos antes das refeições sólidas

Aumentar ingestão de fibras

Aumentar consumo de carboidratos complexos e proteínas além de boas gorduras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Ganho de massa muscular

Alimente sua hipertrofia. O que é hipertrofia? A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho das fibras musculares, geralmente resultado de estímulos específicos como treinamento

LEIA MAIS »

Emagrecimento

Foco na Saúde e Bem-Estar O que é Sobrepeso e Obesidade? Quais os tipos de Obesidade? Para definição de sobrepeso e obesidade, alguns parâmetros são

LEIA MAIS »